
O muricizeiro (gênero Byrsonima, tem como espécie mais comum a Byrsonima crassifolia) é uma árvore nativa das florestas tropicais da América do Sul e América Latina. No Brasil, é encontrado em quase todos os biomas, destacando: Norte, Nordeste e o Cerrado.
A espécie de “mucizeiro” mais conhecida e com potencial estudado na Amazônia é a Byrsonima crassifolia.
Nomes populares: Murici, murici-da-praia, murici-do-brejo.
Distribuição Geográfica: É uma planta nativa e bem distribuída no país. As regiões Norte e Nordeste concentram o maior número de espécies. Também é encontrado nos cerrados de Mato Grosso e Goiás, nas regiões serranas do Sudeste e no litoral, inclusive em áreas de restinga.
Biomas: Pode ser encontrado na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
Folhas: são compostas por vários folíolos e possui de 10 a 15 cm de comprimento, alternas e imparipinadas (com um folíolo na ponta).
Porte: De 2 a 6 metros de altura, podendo variar dependendo do ambiente.
Tronco: tortuoso e com casca espessa e mole.
Flores: Amarelas, dispostas em cachos, que se tornam alaranjadas e depois avermelhadas com a idade, servindo como sinal para as abelhas.
Fruto: pequeno (1 a 2cm), arredondado, cor amarela quando maduro, com polpa suculenta e sabor único.
Sementes: pequenas e de cor marrom clara.
Curiosidades
A palavra “murici” é originária da família linguística tupi-guarani (“mboricí”), significa “faz resinar” ou em algumas interpretações, “árvore pequena”, o que reflete sua importância cultural e histórica para os povos indígenas.
O fruto murici é rico em vitamina C, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, além disso, contém antioxidantes que combatem radicais livres e auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, que contribui para a saúde da pele devido aos nutrientes antioxidantes.
O plantio do mucizeiro pode ser realizado a partir de sementes, mudas e estaquia(técnica que utiliza o galho), porém essa última forma pode não ser tão eficaz. A recomendação ao plantar um mucizeiro é: fazer o plantio preferencialmente em locais que recebem bastante luz solar e com solo bem drenado e rico em matéria orgânica.
