Coroa-de-Cristo

coroa de cristo


Origem: Madagascar (África). Foi trazida da África para a Europa no século XIX e se popularizou no Brasil como planta ornamental e símbolo religioso.

Nomes populares: coroa-de-cristo, dois irmãos, cardo-cristo, espinho-de-cristo.

Nome científico: Euphorbia milii

Família: Euphorbiaceae (mesma família da mandioca e da mamona)

Características botânicas

Tamanho: Pode chegar a 1,5 m de altura, com crescimento arbustivo.

Caule: Lenhoso e coberto de espinhos longos e duros que garante a principal defesa natural.

Látex: branco e tóxico; típico das euforbiáceas.

Folhas: são verdes, elípticas e geralmente concentradas na ponta dos ramos.

Flores: pequenas e amareladas; o que são chamadas de “flores” são na verdade brácteas coloridas (vermelhas, rosas, brancas, amarelas). Raízes: Superficiais, sensíveis a excesso de água.

Toxicidade: é importante ter atenção ao látex (leite branco) da coroa-de, pois é tóxico. Em contato com a pele: pode causar irritação, coceira e bolhas. Nos olhos: provoca dor intensa, inflamação e risco de lesão. A ingestão causa náusea, vômitos, diarreia, e em casos graves, desidratação e convulsões. Os animais domésticos também podem ser intoxicados.

Cultivo
A coroa-de-cristo é extremamente resistente, desde que tenha sol pleno e boa drenagem. Necessita de luz solar direto por no mínimo 4 h diárias.

Solo: Leve, arenoso e bem drenado (mistura de terra, areia e húmus).

Rega: pouca água, podendo regar quando o solo estiver seco (1 a 2 vezes por semana). A temperatura: Ideal entre 20 °C e 35 °C. Não tolera frio intenso.

Poda: Retirar ramos secos com luvas.

Propagação: pode ser por estacas, ou seja, corta um galho, deixa o látex secar e depois planta-se em substrato leve.

Variedades populares:
 1. Euphorbia milii var. splendens – flores vermelhas intensas (a mais comum). 2. Euphorbia milii var. lutea – brácteas amarelas. 3. Euphorbia milii var. rosea – rosadas. 4. Euphorbia milii híbrida – usadas em paisagismo, com flores grandes e diversas cores.

Curiosidades
No Feng Shui e em tradições populares, é usada para afastar inveja e más energias. O nome “Coroa-de-Cristo” vem da semelhança dos espinhos com os que teriam sido usados na coroa de espinhos de Jesus. Em várias culturas, representa resistência à dor, proteção espiritual e purificação pelo sofrimento.