Flamboyant

flamboyant

Nome Popular:flamboyant, flamboiã, flamboaiã,acácia-rubra,Liete ou Lietinha (em algumas regiões do Brasil)
Nome científico: Delonix regia
Espécie: Delonix regia

Origem: É nativa da ilha de Madagascar, mas foi espalhada pela zona tropical da África continental, a beleza dessa árvore fez com que ela fosse levada a outros continentes, como a Europa e as Américas .A palavra flamboyant é de origem francesa e inspirada nas lindas flores que surgem na primavera e no verão: flamboyant significa flamejante.

Folhas: são caducifólias, medem em média 30 a 60 cm de comprimento, são pecioladas (haste) e revestidas por pelos finos e curtos, recompostas com folíolos pequenos medindo de 1 a 1,5 cm de comprimento e caducos (decíduos). A sua copa tem um formato largo (oblongo) e seu crescimento é relativamente rápido.

Flores são majestosas e de cor vermelha-alaranjada ou amarelas. Cada flor possui 5 pétalas, sendo uma delas maior, com face superior rajada de vermelho ou laranjando sobre um fundo branco com bordas avermelhadas, e 5 sépalas. A época de floração é de outubro a dezembro.

Frutos são do tipo vagem, conhecido também como legume. De coloração castanho-escura, possui tamanho avantajado e permanece na árvore por mais de seis meses.

A semente é dura, alongada, com 1,70 cm de comprimento em média (nunca mais de 2 cm) e sua coloração é castanho-clara.

Qual sua utilidade?
No Brasil é utilizada na arborização de ruas e praças. As raízes do Flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superfície, tornando-a imprópria para a ornamentação de calçadas, ruas ou próximo à tubulações de água, esgoto, paredes e até mesmo fiação elétrica. O plantio pode ser realizado por meio de sementes e galho.