
Origem: Ásia
Nomes populares: neem, nim, árvore-da-vida, árvore-sagrada
Nome científico: Azadirachta indica A. Juss.
Espécie: A. indica
Pertence à família do mogno e do cedro. É considerada uma árvore de grande porte podendo atingir 30m de altura e 2,5m de diâmetro
Curiosidades:
Na Índia a árvore Neem é considerada Sagrada, com folhas sempre verdes, possui madeira resistente, e tem benefícios profiláticos e terapêutico. O Nim é um dos principais componentes das medicinas Siddha, Ayurvédica e Unani, sendo particularmente usado no tratamento de doenças de pele.
As folhas de nim são usadas para tratar eczema, psoríase e outras doenças. O óleo de nim é usado em tratamento capilar, para regular açúcar no sangue e desintoxicar o sangue .
Produtos feitos à base de nim têm sido usados na Índia há mais de dois mil anos, pelos adeptos de Siddha e Ayurvédica, para fins medicinais, especialmente como antihelmíntico, antifúngico, antidiabético, antibacteriano, antiviral, contraceptivo e sedativoToda matéria-prima do nem é usado para fins medicinais, tanto para saúde humana quanto animal.
O uso do Neem por adultos em curto tempo não causa problemas, porém por tempo prolongado pode prejudicar fígado e rins. O óleo de nim é tóxico para crianças e pode levar à morte. A pasta resultante da prensagem das sementes de nim vêm mostrando um adubo orgânico promissor, desde que misturado a outras fontes mais solúveis de nitrogênio.
A árvore Neem ser plantada a partir de sementes, mudas, rebentos de raiz ou cultura de tecidos. Porém, geralmente é cultivada a partir de sementes, plantadas diretamente no local ou transplantadas como mudas de um viveiro.
Observação: Ainda faltam estudo científicos que comprovem o uso seguro do Neem.
